Tribunal de Justiça e Anoreg firmam convênio em prol de instituições que atendem crianças e adolescentes em situação de risco | | Dr. Eliezer Gonzales

Tribunal de Justiça e Anoreg firmam convênio em prol de instituições que atendem crianças e adolescentes em situação de risco

0044 Forma para Site Eliezer Leão AZUL

 

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ), e a Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg-AM) firmaram um convênio que irá beneficiar instituições que acolhem crianças e adolescentes em situação de risco em Manaus. A ação faz parte do projeto “Apadrinhar – A proteção acontecendo sob nova perspectiva”, uma iniciativa da COIJ e que visa oferecer aos acolhidos afeto, ajuda material e profissional. A primeira instituição a ser beneficiada com a parceria é o Abrigo Infantil Monte Salém, localizado no Tarumã, zona Oeste de Manaus.

O projeto Apadrinhar oferece três modalidades de apoio às crianças e adolescentes acolhidos nas dez instituições da capital: o padrinho afetivo; padrinho colaborador; e o padrinho provedor ou financeiro. A Anoreg assumiu esta última modalidade e irá ajudar as instituições não-governamentais com diversas ações. A primeira, o Abrigo Infantil Monte Salém, será beneficiada com a reforma do forro do imóvel, além da construção de um fraldário e um banheiro para as crianças menores. O valor da obra foi orçado em R$ 66.596,70, conforme o Termo do Convênio. Todos os gastos – desde a elaboração do projeto, material de reforma e construção, e ainda a mão-de-obra -, ficarão sob responsabilidade da Anoreg. O Tribunal de Justiça e a Coordenadoria da Infância e Juventude do Amazonas irão acompanhar as obras.

“O abrigo Infantil Monte Salém será a primeira unidade de acolhimento a ser atendida pela Anoreg-AM, uma parceira do Tribunal de Justiça do Amazonas, na modalidade de “Padrinho Provedor”, do projeto “Apadrinhar”. Em seguida, outras unidades acolhedoras serão beneficiadas”, comentou a juíza Rebeca de Mendonça Lima, coordenadora da Infância e Juventude do TJAM. A magistrada lembrou que o projeto exerce uma importante função social, através da doação de bens e serviços e também pelo carinho e atenção que os padrinhos (modalidade “Padrinho Afetivo”) dedicam aos acolhidos.

No ato da assinatura da parceria, no último dia 30 de novembro, a representante do Monte Salém, Elionilce, declarou que o sentimento era de gratidão com o convênio. A entidade é sem fins lucrativos e, hoje, atende sete bebês no berçário – entre 2 e 11 meses. No total, são 30 crianças e adolescentes até 18 anos acolhidas pela instituição. “São crianças que sofreram algum tipo de abuso ou abandono e a Justiça nos entrega para que possamos cuidar delas até o tempo em que possam regressar às suas famílias de origem ou adotivas. Nós trabalhamos com elas com a intenção de proporcionar dignidade, amor e educação e essas obras vão nos ajudar muito, melhorando o local para acomodá-las e, por isso, o nosso sentimento é de total gratidão”, afirmou.

Álysson Rodrigues, superintendente da Anoreg-AM, explicou que a ação integra uma política nacional na área de Responsabilidade Social da entidade. “Nós já temos um ‘braço’ que é a Rede Anoreg de Responsabilidade Social, e esse é um projeto nacional que a entidade trouxe para o Estado do Amazonas. A intenção é participar, nesse convênio com o Tribunal de Justiça, como padrinho provedor do abrigo. Mas também estamos realizando outras ações em prol de instituições como essa. No nosso último evento, por exemplo, arrecadamos leite em pó e doamos ao abrigo. Estamos sempre, de uma forma ou de outra, apoiando as entidades filantrópicas”, ressaltou o superintendente.

A Anoreg funciona desde 1999 no Amazonas e possui 104 associados. É uma entidade de classe com legitimidade reconhecida pelos poderes constituídos para representar os titulares dos serviços notariais e de registro no País.

Texto: Acyane do Valle
Foto: Raphael Alves

Fonte: TJAM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>