Tribunal de Justiça do Amazonas nomeia mais uma juíza substituta de carreira | | Dr. Eliezer Gonzales

Tribunal de Justiça do Amazonas nomeia mais uma juíza substituta de carreira

Forma Site - Eliezer Leão NOVO

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli Lopes, nomeou na manhã desta segunda-feira (8) – primeiro dia útil após o recesso forense –, Mychelle Martins Auatt Freitas como juíza substituta de carreira. Aprovada em concurso público, ela se somará a 24 novos juízes nomeados pela Corte Estadual entre setembro e dezembro de 2017 e que já estão atuando em processos das Comarcas do interior. A pedido da nova juíza, sua posse, marcada inicialmente para o dia 20 de dezembro, foi prorrogada para 8 de janeiro de 2018.

A solenidade de nomeação ocorreu na Sala de Reunião da Presidência do TJAM, cuja sede está localizada na av. André Araújo, bairro do Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, e dela participaram o presidente da Corte, desembargador Flávio Pascarelli Lopes; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Yedo Simões; o coordenador do concurso público para o cargo de juiz substituto de Carreira, desembargador Cláudio Roessing; o diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas (Esmam), desembargador Ari Jorge Moutinho; o presidente da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário no TJAM e vice-presidente do TRE-AM, desembargador João Simões; os juízes auxiliares da Presidência Flávio Henrique Albuquerque e Margareth Hoaggen; o secretário-geral de Justiça da Corte Estadual, Fernando Todeschini; a juíza titular da 8ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho da Comarca de Manaus, Onilza Abreu Gerth; e também a vice-presidente e a secretária-geral da Associação de Magistrados do Amazonas (Amazon), respectivamente, as juízas Rebeca de Mendonça Lima e Dinah Câmara Fernandes de Souza.

Mychelle Martins Auatt Freitas é natural do Estado do Rio de Janeiro onde formou-se em Direito no ano de 2008 pela Universidade Cândido Mendes e por três anos cursou a Escola de Magistratura naquele mesmo Estado. Antes da nomeação como juíza substituta de Carreira no TJAM, a profissional vinha conciliando a atuação na advocacia com os estudos para concursos públicos.

Ao ser nomeada juíza substituta, Mychelle Auatt falou de sua alegria e compromisso em poder colaborar com a Justiça do Estado do Amazonas. “O ingresso na Magistratura representa, para mim, a realização de um sonho, que há muito acalento e depois de muito estudo consegui obter êxito com a aprovação em concurso. Espero, a partir de agora, contribuir com o Poder Judiciário, levando justiça, inicialmente, à população do interior do Amazonas”, afirmou.

Uma outra candidata aprovada no concurso e que teve sua nomeação publicada em Diário da Justiça Eletrônico (DJE), Rita de Cássia da Silva, e que também deveria tomar posse nesta segunda-feira (8) junto com Mychelle Auatt, não compareceu dentro do prazo legal para efetivar a posse.

Boas-vindas

Durante a solenidade de nomeação, o desembargador Cláudio Roessing destacou o desempenho da profissional – assim como o dos demais aprovados no concurso público para o cargo – e ao dar as boas-vindas à nova magistrada. “Que sejam firmes em sua atuação, sendo juízes em todas as circunstâncias. Sei da luta de cada um dos candidatos aprovados, uma vez que presidi o concurso público desta Corte para o cargo e acompanhei todas as provas orais. Desejo a cada um deles, sorte e perseverança nesta função que, ao contrário do que muitos pensam, traz ao profissional muito mais ônus que bônus, dada as dificuldades que têm que enfrentar diariamente”, afirmou.

O presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões, também desejou sucesso à nova magistrada, lembrando-a de sua responsabilidade para com a sociedade. “Nossa responsabilidade é muito grande pois está sob nossos ombros a vida das pessoas as quais vamos julgar. As dificuldades logísticas do Amazonas são muitas e por esse motivo costumo dizer que temos em nosso Estado os melhores juízes do País uma vez que enfrentam dificuldades as quais nenhum outro juiz é submetido. Em contraponto, afirmo que o carinho de nossa população é recompensador. Lembro-me, por exemplo, da humildade da população de Barcelos, primeiro município em que atuei como juiz, quando nomeado aos 26 anos idade. Recordando aquele momento de minha vida profissional, digo que o juiz é recompensado quando ele desce à condição das pessoas, atuando, em sua atividade, para curar um pouco as dores da população que vive no interior e busca por Justiça”, citou.

Representando a Associação de Magistrados do Amazonas (Amazon), a vice-presidente da entidade, juíza Rebeca de Mendonça Lima desejou sucesso à nova juíza, destacando a iniciativa do presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli em empossar um quantitativo nunca antes registrado de juízes para as Comarcas do interior e apresentando à nova magistrada a Amazon, cuja missão é fortalecer a atuação dos magistrados no Estado.

Por fim, o presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli Lopes deu boas-vindas à juíza Mychelle Auatt, motivando-a a colaborar com a Justiça Estadual e suas atribuições. “A sua satisfação pela oportunidade de levar Justiça à população do Amazonas nos enche de alegria e esperança. Nosso desejo é o de que Vossa Excelência possa, de fato, contribuir para o Poder Judiciário Estadual seja cada vez mais respeitado”, concluiu o presidente da Corte.

Posse de novos juízes

Além dos 24 juízes empossados no segundo semestre do ano passado, a Corte Estadual de Justiça do Amazonas dará posse, no próximo dia 23 de janeiro, a mais 22 aprovados no mesmo concurso.

Os atos de nomeação foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico do último dia 28 de dezembro e com a providência, esta representa a maior movimentação de juízes já feita pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, em mais de 100 anos de existência, com a 1ª instância ganhando um total de 47 magistrados em menos de seis meses e com todas as Comarcas do interior, pela primeira vez na história, passando a contar com a presença de um juiz titular.

 

Texto: Afonso Júnior
Edição: Acyane do Valle
Fotos: Raphael Alves | TJAM

Fonte: TJAM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>