Presidente do TJAM é homenageado com Ordem do Mérito Aeronáutico no Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

 

O desembargador Flávio Pascarelli, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), recebeu na última segunda-feira (23) a Ordem do Mérito Aeronáutico (grau Comendador), durante cerimônia militar em Manaus para celebrar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). A comenda é concedida a militares da Aeronáutica que tenham se distinguido no exercício de sua profissão e também a civis e organizações nacionais ou estrangeiras que prestaram relevantes serviços à Força Aérea.

A homenagem foi prestada em cerimônia militar, no pátio operacional da Ala 8, na zona Sul de Manaus, com a presença de representantes de todas as unidades de guarnição da Aeronáutica na capital amazonense, que participaram do tradicional desfile militar para celebrar o Dia do Aviador e da FAB. A data foi escolhida por ter sido o dia em que houve o primeiro voo “mais pesado que o ar” – o 14 Bis, do brasileiro Alberto Santos Dumont -, no ano de 1906, no campo de Bagatelle, em Paris. O feito é considerado o marco inicial da aviação e, este ano, marca o 111º aniversário desse voo.
No início da cerimônia militar, foi lida uma mensagem do comandante da Aeronáutica Brasileira, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, ressaltando que a data representa a própria essência do ideal que inspira os integrantes da Força Aérea. “Instiga-nos a aceitar desafios e a sempre acreditar em nossos sonhos”, declarou o comandante, em mensagem. “Movidos pelo fascínio do voo ‘mais pesado que o ar’, continuemos a honrar o legado de nossos antecessores e a ser exemplo de comprometimento com a nossa nação, bem como de disciplina, idoneidade e amor à Pátria”, concluiu.

Logo depois, foram prestadas as homenagens a civis e militares. O desembargador Flávio Pascarelli foi a maior autoridade agraciada com a Ordem do Mérito Aeronáutico no evento. A entrega da medalha foi feita pelo comandante da Ala 8, major-brigadeiro do ar Waldeísio Ferreira Campos. A distinção pode ser concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
“Reconhecemos os méritos dos militares, sejam eles de qualquer corporação – tanto brasileiros quanto estrangeiros -, por mérito e por serviços prestados, assim como também personalidades civis e, neste caso, temos a grata satisfação de estarmos homenageando o desembargador Flávio Pascarelli com a mais alta comenda da Força Aérea. Esta comenda é oferecida àqueles que se destacam por relevantes serviços prestados à Aeronáutica, colaborando para o desenvolvimento de nossa missão (manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria)”, declarou o comandante, major-brigadeiro do ar Waldeísio Ferreira Campos.
O presidente Flávio Pascarelli afirmou estar honrado e agradecido por ter sido agraciado com a mais alta comenda da Força Aérea. Ele também lembrou que sempre pôde contar com o apoio da FAB, sobretudo enquanto esteve atuando como juiz em comarcas do interior do Estado. “A Força Aérea Brasileira, assim como todas as Forças Armadas, desempenham um papel imprescindível no dia a dia do nosso interior, que possui características únicas. Enquanto era juiz em várias Comarcas, pude contar com esse apoio institucional e tenho um profundo respeito pelo trabalho que desenvolvem em nossa região”, comentou Pascarelli.

 

Acyane do Valle
Foto: Raphael Alves

Fonte: TJAM

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *