TJAM cria site para acompanhamento diário das atividades da SNC 2017

 

Durante todo o período da Semana Nacional de Conciliação 2017, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) disponibilizará um hotsite (página dedicada ao evento) com estatísticas diárias, como o número de audiências realizadas, homologadas, os valores de acordos, além de notícias sobre a ação nas diversas unidades judiciais do TJAM. As partes interessadas também podem verificar horário e local da sua audiência digitando o número do processo. O anúncio foi feito pelo corregedor-geral de Justiça do TJAM, desembargador Aristóteles Lima Thury, durante a abertura da SNC 2017 realizada no Fórum Ministro Henoch Reis, na zona Sul, na manhã desta segunda-feira (27).

A SNC prossegue até sexta-feira (1º), com aproximadamente 11 mil audiências pautadas nas unidades do Poder Judiciário Estadual, na capital e no interior. O hotsite da ação – desenvolvido pelo Setor de Desenvolvimentos de Sistemas da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAM –, pode ser acessado no link http://juizados.tjam.jus.br/snc/ ou, diretamente, na barra superior da página principal do Portal do TJAM na internet.

“Ao buscar a conciliação, o cidadão poupa o próprio tempo, dinheiro, a saúde e também alcança a paz porque depende unicamente de cada um a disposição para o diálogo fraterno, sem mágoas, para ajustar os interesses e finalizar os embates”, frisou o desembargador Aristóteles Lima Thury, ao destacar a importância do fortalecimento da cultura da conciliação na abertura da SNC 2017. De acordo com ele, na capital, 45 unidades judiciárias, incluindo Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Varas Cíveis, Criminais, de Família e de Fazenda Publica, Núcleo de Família, Polo Avançado do Núcleo de Família e Centro Judiciário de Solução de Conflitos participam desta edição da SNC. No interior do Estado, 51 unidades judiciárias participarão do período de esforço concentrado para as atividades de conciliação.

No Fórum Ministro Henoch Reis, localizado na zona Sul da cidade, estão pautadas, em média, 250 audiências por dia para o período da SNC 2017. O diretor do Fórum, desembargador Wellinton José de Araújo, também prestigiou a abertura do evento. Para reforçar a importância da ação, ele  mencionou o caso de um processo julgado por ele, ainda como juiz na Comarca de Parintins (534 quilômetros de Manaus) e que, atualmente, tramita no segundo grau. O litígio se arrasta há anos, porque as partes não chegaram a uma conciliação. “É melhor uma boa conciliação do que uma demanda aguardando ser sentenciada”, alertou o desembargador Wellington, conclamando a população a buscar a conciliação como o melhor caminho.

Também prestigiaram a abertura na SNC no Fórum Henoch Reis o defensor público geral da Defensoria Pública do Amazonas, Rafael Barbosa; a promotora de Justiça Anabel Vitória Mendonça de Souza, da 33ª Promotoria de Justiça Especializada em Direito das Famílias e Sucessões; os juízes Gildo Alves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJAM); Adalberto Carim, juiz auxiliar da CCJ; e Rogério Vieira, titular da 19ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de Manaus.

Números da SNC2016

No ano de 2016, a 11ª Semana Nacional da Conciliação aconteceu de 21 a 25 de novembro no Amazonas, atendeu 25.715 pessoas e movimentou o montante de R$ 20.097.142,33. Nas unidades judiciárias da área cível foram realizadas 9.150 audiências e homologados 3.880 acordos; nas Varas criminais, foram realizadas 1.485 audiências, somando 516 sentenças homologatórias, 218 composições cíveis e 117 homologações com suspensão do processo.

 

 

Sandra Bezerra – CGJ

Edição: Terezinha Torres

Fotos: Raphael Alves

Fonte: TJAM

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *