TJAM e Escola do Legislativo encerram atividades de 2017 do projeto #UmaNovaEscolha com a diplomação de 121 alunos

 

A Escola do Legislativo Léa Antony da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o Centro de Tecnologia do Estado do Amazonas (Cetam), formou, na manhã desta segunda-feira (18), quatro turmas nos cursos de Assistente Administrativo, Agente de Informação Turística, Recepcionista e Fotografia. Foram 121 alunos certificados, entre servidores e pessoas da comunidade que receberam o diploma de qualificação e estão aptos a entrar no mercado de trabalho. Uma parte desses estudantes integra o projeto #Uma Nova Escolha, fruto de parceria entre a Escola do Legislativo Municipal e a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

O presidente da Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto, abriu a solenidade manifestando a importância da Escola do Legislativo no que diz respeito a qualificação de servidores e no trabalho social com a comunidade. “Vejo com bons olhos a questão desses cursos de capacitação. Tenho certeza que, para aqueles que já tinham um conhecimento sobre o assunto, o curso ajudou a aperfeiçoar a técnica e também trouxe mais elementos para que possam melhor desenvolver suas atividades profissionais”, disse.

“O projeto #UmaNovaEscolha tem resgatado a autoestima de adolescentes egressos de entidades de acolhimento e dos adolescentes contemplados com medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade e primários, trabalhando o empoderamento econômico desses jovens e ascendendo esperança a eles”, declarou a coordenadora da Infância e Juventude do TJAM, juíza Rebeca de Mendonça Lima.

Fizeram parte da mesa solene, a diretora da Escola do Legislativo Municipal, Ednelza Carvalho; a juíza Rebeca, que representou o Tribunal de Justiça do Estado; a diretora acadêmica do Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam), Daswanny Araújo dos Reis; e a coordenadora técnico-pedagógica de qualificação profissional, Regiomara Lasmar.

Ednelza Carvalho ressaltou a importância do trabalho realizado pela Escola do Legislativo. “Formar esses alunos é uma vitória. O interesse da Escola é qualificar tanto o servidor quanto a nossa comunidade”, comentou.

Para a formanda Jennyfer Sarmento, 14, estudante, o curso de Agência de Turismo a ajudou a aprimorar conhecimento e aumentou as chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Este curso foi muito importante, porque, através dele perdi a timidez, conheci novos amigos. Foi bastante dinâmico, aprendemos muito, tivemos exemplos de entrosamento, alegria, determinação, com as explicações da nossa instrutora”, completou.

#Uma Nova Escolha

O projeto #Uma Nova Escolha desde a sua implantação em 2015, em parceria com Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), já formou 360 jovens. O projeto tem a finalidade de capacitar adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que se encontram em conflito com a lei, por meio da oferta de cursos que proporcionam a formação técnico-profissional. Para isso, o projeto contou ainda com o apoio dos 41 vereadores da CMM, bem como do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O projeto ganhou reconhecimento nacional ao vencer o prêmio ‘Educação Presencial’ no concurso cultural da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e Conta (Abel), na categoria de Melhores Projetos na Educação Legislativa, edição 2016.

 

 

Com texto e fotos Dircom | Câmara Municipal – Eriana Monteiro e Robervaldo Rocha CMM

Fonte: TJAM

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *