Comarca de Parintins/AM prepara evento para Semana Nacional da Conciliação

A Comarca de Parintins, no Amazonas, prepara um grande evento para a Semana Nacional da Conciliação – iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desenvolvida em parceria com tribunais de todo o país para estimular a resolução dos processos judiciais de forma consensual. Em sua 6ª edição, a Semana de Conciliação será realizada este ano de 28 de novembro a 2 de dezembro. E, especificamente em Parintins, envolverá o Juizado Especial Cível e Criminal da cidade.

As audiências de conciliação ocorrerão no Centro Poliesportivo Padre Silvio Mioto, localizado no centro, com a participação das empresas públicas e privadas mais demandadas na Justiça daquele Estado. Também estarão presentes no evento instituições como Ibama, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Procon, entre outros. Segundo Lydia de Jesus Azedo Neta, diretora de Secretaria do Juizado Especial Civil e Criminal de Parintins, a programação, além de disseminar a cultura de conciliação de conflitos, também objetiva aproximar o Poder Judiciário da população.

Serviços diversos – Neste sentido, serão oferecidos serviços diversos durante o evento em Parintins, entre os quais a expedição de documentos, como RG e CPF, e atendimento dentário e médico. Haverá, ainda, apresentações artísticas. “O intuito é quebrar a ideia de frieza do Poder Judiciário e torná-lo mais próximo da população. Por isso, sairemos do fórum, do local onde normalmente realizam-se as audiências. Será feita uma espécie de ação global, na qual as pessoas comparecerão ao local não apenas para audiências, mas também para ter acesso a outros serviços”, explicou Lydia. Neta

Para estimular a participação da população, o juiz de direito da Comarca, Áldrin Henrique de Castro Rodrigues, compôs uma letra de música que foi interpretada por uma cantora local e já está sendo divulgada. A letra deixa explícito o espírito do evento: “A vida só ganha sentido num gesto colorido / Aprender a crescer é perdoar / Assim podemos conciliar / Só depende de nós / Do nosso poder”.

Semana nacional – Criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para motivar os tribunais a buscarem entendimentos entre as partes nos processos, a Semana Nacional de Conciliação já está em sua 6ª edição. Tem como lema, este ano, “Conciliar é a forma mais rápida de resolver conflitos” e consiste num esforço concentrado de audiências que envolvem o Judiciário de todo o país

Giselle Souza
Agência CNJ de Notícias

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *