TJAM apresenta novo Portal eSAJ aos advogados

 

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, realizou na manhã desta sexta-feira (21) um workshop sobre novas ferramentas do peticionamento eletrônico, utilizando a nova versão do e-SAJ. Realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), a apresentação contou com a presença do presidente entidade, Marco Aurélio de Lima Choy, do analista de negócios da Softplan, Rodrigo Corrêa Martins e do diretor da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAM, Thiago Franco.

O novo Portal e-SAJ será implantado em ciclos. Em cada um deles, advogados selecionados terão acesso para usar o novo portal e reportar feedbacks. Tudo isso com o objetivo de minimizar o impacto de uma mudança imediata e adaptar o sistema à realidade local.

De acordo com o analista de negócios da Softplan, Rodrigo Martins, a proposta de expansão do novo e-SAJ é ir além da implantação do novo portal nos Tribunais onde a ferramenta é utilizada. Segundo ele, a Softplan fará ações nos Estados para que os advogados, principais usuários do portal, façam parte da mudança.

“O novo portal e-SAJ foi concebido com base na experiência dos usuários, com recursos que facilitam o trabalho e otimizam a rotina dos advogados. Por isso, queremos que eles também se sintam parte da mudança. A Softplan, investiu fortemente em atuação com o usuário final, no dia a dia, vendo como os advogados operam o sistema e trouxe para dentro dessa nova versão, todas as dificuldades que eles têm no dia a dia”, disse Martins.

Para o diretor da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAM, Thiago Franco, a ideia é trazer atualizações tecnológicas para o portal, tanto na parte estrutural do site, quanto da tecnologia que está por trás da tela, como no layout.

“Trata-se de mais uma das iniciativas de melhoria de utilização dos recursos de TI promovida pela gestão do desembargador Yedo Simões. A atualização do portal visa trazer facilidades para o advogado na execução de suas tarefas, eliminando cliques desnecessários nas rotinas e deixando apenas informações de maior relevância nas telas. Além das alterações de layout, estão sendo feitas mudanças significativas na estrutura interna da ferramenta visando a manutenção da disponibilidade do portal a qualquer tempo. A migração para o novo portal começa na próxima terça-feira, dia 25, com um grupo de advogados para validação. A ideia é coletar o feedback desta utilização inicial da nova plataforma. Os outros usuários continuam acessando normalmente no layout antigo sendo inseridos paulatinamente na nova estrutura até o dia 11 de outubro”, disse Thiago Franco.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Marco Aurélio de Lima Choy, agradeceu ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por ter levado o treinamento para a sede da OAB. Segundo ele, o TJAM e a Softplan deram a oportunidade para os advogados entrarem em contato com a nova ferramenta de peticionamento eletrônico.

“Na realidade temos de agradecer ao Tribunal de Justiça do Amazonas por trazer esse treinamento para a sede da OAB. Temos a oportunidade de aperfeiçoar. É uma plataforma vitoriosa, que a advocacia já está acostumada a utilizar e entendemos que toda inovação é benéfica e estamos aqui para este aperfeiçoamento profissional”, disse Choy.

Confira as principais funcionalidades do novo e-SAJ

Novo visual.

Logo de cara, os usuários percebem a mudança no visual do novo e-SAJ, que acompanha a evolução do sistema. As cores e layout em tons mais neutros e modernos deixam o portal limpo e agradável de usar. As fontes e as telas facilitam a leitura dos textos, destacando os principais itens e otimizando a rotina de trabalho.

Painel do Advogado.

Principal ferramenta para os advogados, o painel foi pensado para facilitar e organizar o acesso às informações suportando fluxos de trabalho de forma eficiente. Agora, todas as pendências relativas aos processos estão agrupadas em um único lugar e organizadas de acordo com os prazos. Além disso, permite o acesso facilitado aos serviços de peticionamento eletrônico, consulta processual e aos autos do processo.

Acompanhamento da petição.

Depois de protocolada, a situação de uma petição dentro do Tribunal é atualizada automaticamente no Painel do Advogado. É possível acompanhar se a petição está pendente de distribuição ou de juntada, por exemplo.

Novo Peticionamento Eletrônico.

Com base na experiência do usuário, agora é possível visualizar e protocolar uma petição em uma única tela. Fica mais fácil verificar de forma precisa todas as informações. Além disso, conta com o recurso de salvamento automático da petição.

Pré-visualização das Peças.

O recurso serve como orientação para o correto preenchimento das informações que compõem uma petição (competência, classe, assunto, partes, etc). Também é possível conferir cada documento anexado antes de protocolar a petição e reordenar as peças visualmente, arrastando os documentos.

Responsividade.

O novo e-SAJ tem recursos de responsividade. Agora, o usuário pode acessar do computador, tablet e celular, fazendo o acompanhamento processual a qualquer momento.

Acessibilidade.

O novo portal também permite aos usuários portadores de deficiência visual o acesso de forma facilitada por leitores de tela.

 

Carlos de Souza
Fotos: Chico Batata
Fonte: TJAM

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *