Tribunal de Justiça do Amazonas dá início à campanha Outubro Rosa

 

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) deu início nesta segunda-feira (1º) às programações da campanha Outubro Rosa. A campanha pela sensibilização dos servidores para a prevenção ao câncer de mama foi aberta solenemente pelo presidente da Corte, desembargador Yedo Simões com a participação de funcionários, magistrados e colaboradores.

Neste ano, no âmbito do TJAM, a campanha abrangerá a oferta de serviços de Saúde, a disseminação de informações favoráveis à qualidade de vida, a sensibilização quanto à necessidade de medidas de prevenção ao câncer, além de ações solidárias em auxílio a entidades que prestam assistência a pessoas com câncer diagnosticado, tais como o “Lar das Marias”.

Além do presidente da Corte, desembargador Yedo Simões, participaram da solenidade de abertura da campanha o Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, os desembargadores Elci Simões, Délcio Santos e Joana Meirelles, a magistrada Onilza Gerth (juíza convocada para atuar como desembargadora), o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), juiz Cássio Borges e demais juízes.

Ao abrir oficialmente a campanha, o presidente do TJAM afirmou que com esta iniciativa, a Corte de Justiça cumpre seu papel social de sensibilizar a sociedade “além de preocupar-se com a melhoria contínua da qualidade de vida de seus servidores”, citou o desembargador Yedo Simões.

Durante a solenidade, a diretora da Divisão de Serviços Médicos do TJAM, em exercício, Maria de Nazaré Costa da Silva afirmou que campanhas, como a proposta pelo Tribunal, são imprescindíveis e podem ‘salvar vidas’. “A disseminação de informações que levam à prevenção tem um grande impacto. Reforçamos esta ideia lembrando que, em se tratando de câncer de mama, 95% dos casos podem ser tratados quando este é diagnosticado logo em seu início. O Tribunal de Justiça, portanto, ao chamar a atenção para a necessidade da prevenção e do ‘exame de toque’ trabalha para salvar vidas”, disse a diretora.

Nazaré Costa da Silva salientou que, no âmbito do Tribunal, a campanha será disseminada nos fóruns de Justiça e disse que, para alcançar seus objetivos, a iniciativa foi elaborada em rede, com a participação de muitos setores da Corte. “Com o mesmo propósito de disseminar a qualidade de vida, vários setores administrativos do TJAM estão integrados, dentre estes, as Divisões de Serviço Social, a de Serviços Médicos, a de Divulgação e também o Cerimonial”, comentou.

Durante a solenidade, a presidente do Grupo de Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), Oriona Maria Ferreira, afirmou que o TJAM está na vanguarda desta mobilização. “O Tribunal de Justiça do Amazonas é uma entidade de respaldo e quando se manifesta publicamente mobilizando as pessoas para uma campanha como esta, a sociedade se mobiliza somando-se à proposta da Corte, que cumpre um importante papel social”, disse.

Totens

Um dos diferenciais da campanha deste ano foram os envelopamentos dos totens de pontos eletrônicos presentes nos vários fóruns de Justiça da capital, assim como na sede do TJAM, no bairro Aleixo (zona Centro-Sul de Manaus). Neles, no decorrer de todo o mês de outubro, centenas de servidores do Judiciário poderão assimilar mensagens de orientação, prevenção e estímulo à qualidade de vida.

Carreta da Mulher

Uma outra providência da campanha Outubro Rosa deste ano de 2018 será a disponibilização de serviços de saúde por meio da “Carreta da Mulher” que, entre os dias 25 de outubro e 7 de novembro, ficará posicionada no estacionamento do Fórum Ministro Henoch Reis, situado na Av. Umberto Calderaro, s/nº, bairro São Francisco.

A solenidade de abertura da campanha teve a participação, ainda, de dirigentes da Fundação Centro de Controle Oncológico (Fcecon) e da banda de música da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

O evento foi encerrado com a dispersão de balões cor-de-rosa por magistrados, servidores do TJAM e colaboradores.

 

 

Afonso Júnior
Fotos: Raphael Alves
Fonte: TJAM

 

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *