Presidente do TJAM participa do Seminário “Os Cem Maiores Litigantes”

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), João Simões, participa nesta segunda-feira (2 de maio), do seminário “Os Cem Maiores Litigantes”, que está sendo realizado em São Paulo. O encontro reúne representantes das entidades que mais recorrem à Justiça, com o objetivo de debater alternativas para reduzir o grande número de processos envolvendo esses órgãos, além de prevenir a entrada de novas ações.

De acordo com a programação, o encontro será aberto às 14h pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso. A cerimônia de abertura do evento, que também contará com a presença do presidente do Banco Central, ministro Alexandre Tombini, será realizada às 14h no Edifício MMDC do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

O seminário vai até terça-feira (3 de maio) e discutirá o relatório “100 maiores litigantes”, divulgado em março pelo CNJ. O estudo é resultado de extensa pesquisa feita pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ em todos os tribunais do país.

20% dos processos em tramitação

Estima-se que as ações envolvendo os cem maiores litigantes correspondam a 20% dos processos em tramitação no país. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o maior litigante nacional, correspondendo a 22,3% das demandas dos cem maiores litigantes nacionais, seguido pela Caixa Econômica Federal, com 8,5%, e pela Fazenda Nacional, com 7,4%.

Representantes do INSS, da Advocacia Geral da União, de empresas de telefonia, bancos, entre outras entidades, estarão presentes no seminário para discutir ações práticas que reduzam o número de demandas ao Poder Judiciário. O objetivo é, em conjunto com esses órgãos e entidades, buscar soluções para uma Justiça mais célere e eficiente para o cidadão.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *