Schwazenegger abre Fórum de Sustentabilidade

O ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwazenegger, e o cineasta James Cameron deram início ontem à programação do 2 Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus. Eles defenderam, em coletiva de imprensa, a utilização de energias renováveis para evitar uma crise ecológica.

Os palestrantes consideram importante o envolvimento de órgãos governamentais e privados em fóruns ambientais. “Conferências como esta são boas para compartilhar ideias. Posso levar para a Califórnia bons programas utilizados no Amazonas, assim como o governador daqui pode fazer o mesmo”, ressaltou Schwazenegger.

Também houve destaque à importância da utilização de fontes renováveis, como a água, energias solar e eólica. Schwazenegger afirmou que mobilizará governantes de diversos países para criação de uma política de “energia verde”.

O ex-governador ainda elogiou o governo Lula pela preocupação com o meio ambiente ao incentivar políticas de desenvolvimento sustentável. “O Brasil, apesar de todas as dificuldades, se destaca em utilização de energias renováveis. O etanol é um sucesso”, lembrou.

Segundo James Cameron, “não trabalhar com sustentabilidade é como construir uma casa em areia movediça”. O cineasta criticou as políticas de energia no Brasil. “A Alemanha, que passa por grandes invernos tem 20% de energia de fonte solar. Por que o Brasil, que é um país tropical, não pode ter também?”, questionou.

James Cameron destacou que o Brasil deve ser exemplo em políticas ambientais, e ressaltou a importância do desenvolvimento de estudos sobre o uso da água para manejar o recurso de maneira a não prejudicar a natureza.

“Precisamos de heróis, mas estes precisam ser vocês. Os heróis do meio ambiente devem ser os populares, e não apenas os governantes. É importante reconhecer a magnitude dos recursos que temos”, lembrou.

Schwazenegger, em tom de brincadeira, comparou a ação dos defensores da natureza à filmes de ficção científica. “No cinema, a solução seria utilizar uma máquina do tempo para voltar ao passado e corrigir nossos erros. Ensinaríamos às pessoas o que é sustentabilidade, para que elas cuidassem do meio ambiente”, disse.

O ator, relacionando o desenvolvimento sustentável à famosas falas do filme “Exterminador do Futuro”, brincou que irá dizer ‘hasta la vista’ a todos os problemas com combustíveis fósseis e ‘I’ll be back’ (do inglês, ‘voltarei’) para resolver questões de sustentabilidade.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *