Desembargador Domingos Chalub representará TJAM em posse no STJ

2A solenidade de posse do ministro Falcão acontecerá no dia 1º de setembro, no Plenário do STJ, em Brasília

Por determinação da presidente Graça Figueiredo, o desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira representará o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) na posse do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão. Chalub viaja neste fim de semana. A posse do ministro Falcão será no dia 1º de setembro, segunda-feira, às 17h, no Plenário do STJ, em Brasília.

Junto com Francisco Falcão, a ministra Laurita Vaz assumirá a vice-presidência do STJ. Com 29 votos, o novo presidente do STJ foi eleito no dia 27 de julho. A ministra Laurita Vaz obteve 30 votos. O cargo de corregedor nacional de Justiça será ocupado pela ministra Nancy Andrighi, também com 30 votos.

QUEM SÃO

Nascido em 30 de maio de 1952, em Recife/PE, Francisco Cândido de Melo Falcão Neto é ministro do STJ desde junho de 1999. Atuou como corregedor-geral da Justiça Federal (JF) entre 2009 e 2011 e foi presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª região entre 1997 e 1999. No Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tomou posse como corregedor em setembro de 2012.

A ministra Laurita nasceu em 21 de outubro de 1948, em Anicuns/GO. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás (Turma de 1976), assumiu a vaga no STJ em junho de 2001.

Nascida em 27 de outubro de 1952, a ministra Nancy é natural de Soledade, no Rio Grande do Sul. Cursou Direito na PUC-RS (Turma de 1975) e assumiu cargo no STJ em outubro de 1999. Atualmente é diretora da revista do STJ.

Pelo critério adotado no STJ para a presidência, de assumir o ministro com mais tempo de corte, o próximo presidente seria Gilson Dipp, que se aposenta em outubro. Dipp abriu mão da função e Francisco Falcão foi eleito.

 

Texto: Mario Adolfo | TJAM

Foto: Wilson Dias | ABR

 

Fonte: DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *