Juíza Mirza Telma participa do lançamento nacional da campanha "Conte até 10"

A juíza Mirza Telma de Oliveira, do 1º Tribunal do Júri do Amazonas, esteve em Brasília, onde participou do lançamento da campanha “Conte até 10. Paz! Essa é a atitude”, que tem como objetivo combater a violência por impulso. O lançamento nacional foi promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
A Enasp é formada por representantes do Ministério da Justiça e dos conselhos nacionais do Ministério Público (CNMP) e da Justiça (CNJ). O foco é conscientizar a população para evitar atitudes e reações contra a vida em situações de conflito.
A campanha deve ser lançada no Amazonas no início do mês de fevereiro de 2013, com o objetivo de sensibilizar os brincantes na época do Carnaval para combater a violência por impulso. Também será lançado, ainda sem data definida, um jingle em ritmo de toada de boi bumbá, visto que, cada região do Brasil, lançou um jingle com temas musicais próprios da região como axé e forró.
Mirza Telma, gestora da Enasp no Amazonas, disse que vai organizar e trazer os coordenadores nacionais da campanha, além de convidar para uma visita a Manaus, personalidades do esporte brasileiro, com a finalidade de reforçar a campanha no Estado.
“Estão participando da campanha os lutadores Anderson Silva, Júnior Cigano; os atletas olímpicos Sarah Menezes e Leandro Guilheiro, e pretendemos envolver personalidades amazonenses do esporte e de outros seguimentos”, afirmou Mirza Telma.
O objetivo da Enasp é levar a campanha também para as salas de aula. Antes, haverá uma conscientização e orientação aos professores, por meio de vídeos, jingles, anúncios e cartazes, que foram produzidos para essa atividade.
Também serão realizadas visitas a escolas públicas em todo o Brasil, em parceria com os Ministérios Públicos estaduais e demais integrantes da Enasp. Material didático sobre o tema está sendo elaborado em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Um estudo inédito sobre as motivações dos homicídios cometidos entre 2011 e 2012 em 11 Estados brasileiros, a partir de dados das Secretarias de Segurança Pública, foi apresentado pelo CNMP durante o lançamento da campanha em Brasília. O levantamento identificou, dentre o total de assassinatos com classificação de motivos, a proporção dos decorrentes de ações por impulso. Segundo o Conselho, o número é superior a 50% em alguns casos.
Enasp
A Enasp tem o objetivo de promover a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança pública, reunir e coordenar as ações de combate à violência e traçar políticas nacionais na área. Lançada em fevereiro de 2010, a iniciativa é resultado de parceria entre os Conselhos Nacionais do Ministério Público (CNMP) e de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça (MJ).

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *