Atividades mobilizam pais e crianças

Palestras, distribuição de brinquedos e apresenções culturais estão movimentando diversos setores do Tribunal de Justiça do Amazonas em homenagem à Semana da Criança.

Cerca de 70 pais e mães participaram nesta quarta-feira do evento “O valor da criança na sociedade”, promovido pelo setor de Ajuizamento do Fórum Desembargador Lúcio Fonte de Rezende, na Avenida Noel Nutels, s/nº – Cidade Nova I, zona Norte de Manaus. A equipe de servidores e estagiários do setor realizou uma palestra e uma peça teatral, em comemoração ao Dia da Criança.
Segundo o coordenador Antonio Rocha, que ministrou uma palestra sobre os direitos da criança, é necessário conscientizar a sociedade sobre os valores, como convivência, respeito e amor às crianças.
A atividade será realizada também nesta quinta-feira (11), das 8h às 8h30, no auditório do fórum.
Núcleo também desenvolve programação especial
No Núcleo de Conciliação das Varas de Família (NCVF), a atividade em comemoração ao Dia da Criança iniciou na segunda-feira (8) e segue até esta quinta-feira (11), das 9h às 12h, no quinto andar do Fórum Ministro Henoch Reis, São Francisco, zona Centro-Sul.
Estão sendo promovidas atividades lúdicas: festival de desenhos, filmes, peças de teatro e gincanas, com foco no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de lanche e entrega de brindes.
Devem participar mais de cem crianças e adolescentes de até 12 anos, filhos de pais atendidos pelo NCVF nos processos de família com possibilidade de conciliação. Enquanto a equipe de Psicologia atende as crianças, a de Serviço Social faz orientação aos pais.
As mães aprovam a iniciativa. Cristiane Albina Rubem, de 28 anos, que mora no bairro Compensa e tem uma filha de 8 anos, diz que gostou muito dos atendimentos que teve no Núcleo e também da atividade com as crianças. “Minha filha está bem mais segura; ela já veio outro dia e está gostando muito, está familiarizada, se sentindo bem à vontade”.
Já a mãe Albaniza Soares de Lima Barbosa, de 43 anos e moradora do bairro Japiim, afirma que a atividade é importante porque ajuda a distrair a filha de 5 anos. “Ela tem passado por muitas coisas e isso tem afetado um pouco ela. E essa oportunidade de estar aqui brincando distrai muito ela. Apesar de ser muito tímida, vai se entrosando com outras crianças. Distrai também a nós, mães, que saímos um pouco de casa e vemos nossos filhos assim brincando; isso alegra”.
 Arrecadação de brindes
Outra atividade em comemoração ao Dia da Criança, promovida pelo Juizado da Infância e da Juventude, será em 22 de outubro (segunda-feira), das 14h30 às 17h30, no Parque Cidade da Criança, na Avenida André Araújo, s/nº, no bairro Aleixo.
Será uma festa, com apresentação de corais e de dança pelas crianças acolhidas nos abrigos de Manaus, além de brincadeiras, palhaços e animações proporcionadas pela Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas.
A Vara realiza uma campanha de arrecadação de brindes para crianças e adolescentes de oito instituições, que podem ser entregues até dia 18 (quinta-feira), no próprio Juizado, no 5º andar do Fórum Ministro Henoch Reis.
Serão arrecadados brinquedos, roupas ou sapatos (novos ou usados), material de higiene (sabonete, creme dental, desodorante, absorvente, perfume). Os objetos novos serão sorteados entre os acolhidos e os usados serão doados às instituições, que farão a distribuição de acordo com a necessidade.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *