2ª Vara Cível de Acidente de Trabalho selecionou mais de 250 processos para conciliação

A 2ª Vara Cível de Acidente do Trabalho do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) já selecionou  mais de 250 processos relacionados a dívidas com bancos (execuções de título extrajudicial) e débitos com concessionárias de serviços públicos para a Semana Nacional da Conciliação, evento que será realizado por todos os tribunais brasileiros entre os dias 07 e 14 de novembro.
Todas as Varas e Juizados do TJAM estão mobilizados para a conciliação e realizando, internamente, o levantamento dos processos que possuem a maior probabilidade de acordo. Nos últimos dois anos, quase 24 mil audiências foram promovidas durante a Semana de Conciliação no Amazonas, resultando na homologação de 16,9 mil acordos.
De acordo com a diretora da 2ª Vara Cível de Acidente do Trabalho, Nayara de Lima, esse levantamento também foi promovido com o objetivo de diminuir o número de processos que tramitam na Vara. “Percebemos que, especialmente no final de ano, os bancos e concessionárias de serviços públicos possuem muito interesse de conciliar. Já tivemos casos de empresas que fecharam acordo, reduzindo a dívida em 60%”, acrescentou a diretora. De janeiro a agosto deste ano, a 2ª Vara Cível de Acidente de Trabalho registrou 1.860 processos.
A Semana Nacional de Conciliação é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As pessoas que estão com processos na Justiça e querem conciliar devem procurar a Vara onde tramita a ação ou acessar o portal do Tribunal de Justiça do Amazonas, www.tjam.jus.br, e preencher o formulário “quero conciliar”.
Para o coordenador do Núcleo de Conciliação e Mediação do TJAM, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, é preciso deixar claro para a população que a conciliação é o melhor caminho e o resultado final sempre é satisfatório para ambas as partes.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *