TV A Crítica dará apoio à Semana Nacional da Conciliação

Dissica Calderaro informou que os telejornais da emissora e os programas jornalísticos da rádio A Crítica darão ampla cobertura das atividades de Conciliação a fim de mostrar à população os benefícios trazidos com essa medida da Justiça. “Trata-se de uma iniciativa importante e temos interesse em colaborar para que esse trabalho alcance os seus objetivos”, afirmou.

A conciliação é uma medida da Justiça, aplicada em todo o País, para resolver conflitos judiciais de forma mais rápida. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), “todo cidadão pode procurar a Justiça para reivindicar seus direitos, caso se sinta lesado ou ameaçado. E o Judiciário dispõe de acesso mais fácil para quem deseja ver sua reivindicação atendida com redução de tempo e custos: A Conciliação é um deles, pois representa a resolução de um conflito judicial de forma simplificada para ambas as partes. Por isso, está se consolidando como alternativa eficaz, rápida e satisfatória para solucionar diversas causas”. Todos os acordos obtidos por meio da Conciliação têm validade jurídica. Isso significa que, caso uma das partes não cumpra o acordado, a ação pode ser levada à Justiça.
As Pessoas Físicas e Jurídicas que têm processos na Justiça e querem conciliar, devem comunicar ao setor do tribunal onde o processo tramita a intenção de conciliar, ou seja, a vontade de fazer um acordo. A comunicação pode ser feita também no portal www.tjam.jus.br, no ícone “Conciliação”. 
Desse modo, é marcada uma audiência e, no dia agendado, as próprias partes, perante o conciliador acordam a solução mais justa para ambas. Conforme estabelece a Resolução CNJ No. 125, a intenção de conciliar pode ser manifestada também junto aos Núcleos de Conciliação existentes nos tribunais brasileiros ou nos setores indicados pelos tribunais. Em Manaus, o Núcleo de Conciliação funciona no prédio do Fórum Ministro Henoch Reis, na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, bairro São Francisco, Zona Centro-Sul da capital.
O desembargador Yedo Simões está visitando os veículos de comunicação do Amazonas visando a ampla divulgação da Semana Nacional da Conciliação, que acontecerá de 07 a 14 de novembro, em todas as Varas do Justiça – capital e interior. Nos últimos dois anos, quase 24 mil audiências foram promovidas no Amazonas durante a Semana Nacional da Conciliação, realizada anualmente, resultando na homologação de 16,9 mil acordos. 
Divisão de Divulgação do Tribunal de Justiça do Amazonas

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *