Vara do Meio Ambiente recebe homenagem da Câmara de Manaus

Para comemorar os 15 anos de existência da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (VEMAQA), criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, a Câmara Municipal de Manaus realizou ontem uma “Tribuna Popular”. Um dos alvos da homenagem foi o juiz Adalberto Carim, titular da Vara desde a sua criação em 1994.
De acordo com a presidência da CMM, a “VEMAQA é um “órgão jurisdicional do Estado, ela cumpre um importante papel na defesa do meio ambiente, razão pela qual tem seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente, servindo inclusive de modelo para outros estados e países”. A cerimônia realizada no Plenário Adriano Jorge contou com a presença dos vereadores da casa.
Adalberto Carim recebeu uma placa de reconhecimento dos relevantes serviços prestados pela VEMAQA. O magistrado disse ainda que a homenagem foi um reconhecimento da vereadora Lúcia Antony. ” Na Tribuna Popular realizada na Câmara a vereadora Lúcia Antony reconheceu a importância da Vara Ambiental, não apenas como modelo nacional mas também como modelo que está sendo seguido internacionalmente”. 
Na homenagem, o juiz lembrou das dificuldades enfrentadas durante a criação da VEMAQA. ” A ideia para instalar uma Vara Ambiental surgiu originalmente em 1994″, disse Adalberto Carim, destacando que apenas na gestão do desembargador Manoel Neuzimar Pinheiro (19996-19998) a Vara foi instalada. “São 15 anos de muito sacrifício, porque instalar uma Vara Especializada não é fácil. O nosso caso foi uma benção e uma dificuldade”, disse Carim lembrando que a VEMAQA foi a primeira do TJAM a ganhar um prêmio de qualidade estadual e internacional.
 ” Naquele período, o fenômeno El Niño estava muito forte. Manaus estava vivendo em um ambiente muito complicado, havia crise de energia elétrica, barcos colidiam-se no Rio Negro por falta de visibilidade. Foi nesse momento que o Tribunal de Justiça resolveu assumir o seu papel constitucional criando uma vara de meio ambiente”, destacou Carim.
Para o magistrado a homenagem realizada pela Câmara de Manaus foi uma grande honra. “É um privilégio muito grande ser lembrado como juiz titular dessa vara. Lembrado pelos vereadores que representam os anseios da população. E isso nos estimula muito, nós deixa bastante incentivado”, concluiu o magistrado.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *