Alunos vencedores da Exposição “Maria vai à Escola” são premiados

A Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Vara Maria da Penha) premiou ontem pela manhã, três alunos da rede pública que participaram da exposição de desenhos do projeto ” Maria Vai à Escola”. O evento contou com a participação da primeira-dama do Estado do Amazonas, Nejmi Aziz e ainda do juiz titular da Vara, Francisco Almada, dos familiares dos alunos e servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Na exposição, realizada no último dia 23, no Studio 5 Centro de Convenções, os desenhos apresentados foram feitos por alunos de três escolas púbicas da Zona Leste de Manaus, a partir de um palestra sobre a violência doméstica contra a mulher, realizada por assistentes sociais e psicólogas da Vara Maria da Penha . As escolas que participaram da exposição foram Escola Municipal Temístocles Gadelha, Escola Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freira e Escola Estadual Vasquez.

Durante a premiação, realizada no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde, o juiz da Vara Maria da Penha, Francisco Almada observou que o projeto tem o objetivo de gerar e multiplicar pessoas com a finalidade de minimizar a violência doméstica e familiar contra a mulher.

“Essa é a nossa batalha, de coibir a violência doméstica contra a mulher. Nós pretendemos estender esse projeto para outros setores, além do setor escolar. E levar também para outro grupo de pessoas, como fábricas, enfim, expandir o máximo possível a Lei Maria da Penha”, destacou Almada.

Durante o evento a senhora Nejmi Aziz foi convidada para entregar os prêmios aos três primeiros alunos classificados no concurso. Em primeiro lugar ficou o aluno da Escola Estadual Vasco Vasquez, Albert de Jesus Oliveira que foi premiado com um computador. Os alunos Mikael Lucas Santos, do Centro Integral Elisa Bessa Freira e Adriano Oliveira da Silva também da Escola Estadual Vasco Vasquez classificados, sucessivamente, em segundo e terceiro lugar foram premiados com um celular cada.

Como madrinha do evento, a primeira-dama destacou que a iniciativa da Vara Maria da Penha de levar esse trabalho para dentro das escolas é uma forma de conscientizar os alunos a não praticarem a violência contra a mulher, evitando assim, esse tipo de agressão. ” O trabalho realizado nas escolas é uma maneira de mostrar aos alunos que a prática de violência contra a mulher é errado. Muitos alunos que participaram das palestras vivem a violência dentro da sua própria casa e esse projeto é uma maneira de conscientizar e evitar essa violência”, disse Nejmi destacando ainda que, é necessário levar essa conscientização para as famílias dos alunos, pois a educação começa dentro de casa.

” É necessário passar isso também para os pais , pois a educação principal começa dentro de casa. Por isso é importante a participação da família dentro das escolas. A escola não tem que educar e sim ensinar. A educação e os valores da vida se aprendem dentro da família”, completou a Nejmi Aziz.

O projeto “Maria vai à Escola” é uma iniciativa da Vara Maria da Penha para gerar e multiplicar pessoas com a finalidade de minimizar a violência doméstica e familiar contra a mulher. Os 15 desenhos da exposição farão parte da nova logomarca da cartilha da Vara Maria da Penha de Manaus.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *